Backlinks

A terminologia dos Backlinks é definida como ligações recebidas, ligações de entrada, inlinks e ligações internas. Consiste nas ligações para um site ou página web. Por definição, um backlink é qualquer ligação recebida por um nó web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) de outro nó web.
Por essa definição não importa se o link está no topo da página, no meio do texto, no rodapé ou na lateral. O que importa é o nó, a indicação de um site para o outro.
Porém há uma hierarquia nisso: links provenientes da homepage (página principal) e links provenientes de subpages (páginas internas). Somente essa hierarquia é que deve ser levada em consideração, pois links provenientes da Homepage, possuem, em tese, mais força que links provenientes de páginas internas.

Um link proveniente de uma página interna, tem um peso significativo quando o assunto em pauta for semelhante ao assunto do site a receber o link. Se o assunto da homepage não tiver ligação com o assunto do site linkado, então a página interna possui hierarquia maior (autoridade) do que a homepage, para aquele determinado assunto. É um link proveniente de um assunto no mesmo contexto do site que recebe o link. Neste caso, pode-se optar por ter um link numa página interna, desde que ela também possua outro fator: um bom PageRank.
A quantidade de backlinks é uma indicação da popularidade ou importância do site ou página. Essa quantidade vai ser um dos fatores que o Google usa para determinar o PageRank de uma página web.
Em termos de quantidade, o Google usa um sistema de pontuação. É um sistema de classificação baseado em somatória de pontos com base 10. Ou seja, para cada nova categoria de PageRank, um expoente 10 é adicionado. Isto quer dizer que o resultado anterior é multiplicado por 10. Então a pirâmide de pontuação fica assim:
PageRank 1 – pontos = 1
PageRank 2 – pontos = 10
PageRank 3 – pontos = 100
PageRank 4 – pontos = 1000
PageRank 5 – pontos = 10000
PageRank 6 – pontos = 100000
PageRank 7 – pontos = 1000000
PageRank 8 – pontos = 10000000
PageRank 9 – pontos = 100000000
PageRank 10 – pontos = 1000000000 (só o Google tem PR10)
Exemplificando: vamos supor que você tenha, por exemplo, 8 links com PageRank 6 e mais 52 links com PageRank 5 apontando para o seu site. Nessas condições e utilizando a pirâmide de pontos acima, é possível fazer algum cálculo:
Se você multiplicar 52×10000 + 8×100000 = 1320000
Dividindo 1320000 por 1000000 (que é a quantidade de pontos para PageRank 7) = 1,32 (a divisão é maior que 1) que em tese dá PageRank 7.
Além da quantidade, o valor do backlink é medido pela autoridade de onde se linka para uma determinada página Web. Um link com alto PageRank possui autoridade maior do que um link com baixo PageRank. Ter uma certa quantidade de links que apontam para um site, e que eles tenham autoridade, terá forte impacto na estratégia de link building.
Outro fator de relevância é o texto âncora. O texto utilizado no link também terá forte impacto. Por exemplo: na estratégia de link building, é importante ter um texto coincidindo com o escopo da página para onde queremos linkar. Se o texto do link não tiver nada a ver com o texto da página, esse link não produzirá o resultado esperado.
Segmentação: se um link parte de um site que não tem nada a ver com o negócio do site linkado, esse link também não terá grande relevância. Pode-se, num primeiro momento, e isso para ao menos aumentar a popularidade do site para o Google, procurar colocar o máximo possível de links apontando para o site, como fazer comentários em Blogs, por exemplo. Esses blogs nem precisam ser do mesmo segmento, mas de alguma forma, fazem com que o Google passe a visualizar o site.
Essa estratégia funciona por um tempo, principalmente para novos sites ou site que praticamente não possuam links, mas não necessariamente faz com que o site linkado ganhe relevância. O site passa a ganhar relevância quando o link provém de um site do mesmo segmento.
Troca de links também não funciona. O importante é ter um link apontando para o site. Trocar link não é o mesmo que ter um link que aponta para o seu site. O Google não vai considerar esse link, não importa no que você acredite.
Ter um link num Blog, por exemplo, onde se encontra o conhecido Blogtroll, que replica o link nas páginas internas, também não funciona muito bem. O Google também vai entender que é uma replicação de links e provavelmente só vai considerar o que está na primeira página. Lembre-se: o pessoal do Google trabalha desde o início em função da hierarquia de links. Então eles já sabem dessa “jogada”.
Link farm, ou fazenda da links, também é uma estratégia conhecida pelo Google. Um exemplo disso é ter vários domínios insignificantes apenas para ter links diversos apontando para o site. Alguns montam vários Blogs na expectativa de que cada um desses Blogs aponte um link para aquele site que esperam ter um bom ranqueamento. Essa estratégia também é conhecida pelo Google.
Uma nova estratégia de link farm, e nem sei se é tão nova assim, é comprar outros sites com outros números de IP. Alguns sites estão lá há anos sem uso e, de repente, se se oferecer um bom valor por eles, a pessoa acaba vendendo, já que provavelmente não vai fazer nada com o domínio. Tenho a impressão (e nem é tão impressão assim), que o Google também vai acabar sabendo, mas se quiser arriscar…
Resumindo: autoridade do domínio (PageRank), segmentação e texto âncora são os fatores principais de uma boa estratégia de link building. E como nós estamos aqui para vender um serviço e não para “ficar discutindo a morte da bezerra”, se você precisar de um serviço profissional de link building, basta acessar este link.

1 comentários:

You'll undeniably find it quite attractive to yet again eat food that you like.
Atkins also emphasized the necessity of obtaining your own personal carbohydrate stage.


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